WEBQUEST: MARIA ELY ARGENTON
"A arte não é ciência, não há ciência do belo, mas para a arte em sua
inteira perfeição requer muita ciência..."
Immanuel kant
INTRODUÇÃO:Falar da vida e das obras de Aleijadinho, sendo ele, um grande artista brasileiro que marcou a história da arte no Brasil, com suas esculturas em estilo barroco, desenvolveu, com sua habilidade de artista que era, uma série de obras com temas biblicos, e que se comprova quando se fala nas esculturas dos profatas, dentre outros, por ele esculpidos, e que ainda hoje são motivos de admiração de todos os brasileiros que conhecem o seu trabalho.
PÚBLICO ALVO:1º Ano do Ensino Médio:
TEMA:
Vida e Obra de Aleijadinho
TEMPO DE DURAÇÃO:
Três semanas, sendo dois períodos semanais.
RECURSOS:Computador
Internet
Material impresso
TAREFAS:Os alunos devem pesquisar e identificar os materiais que foram utilizados para as esculturas dos doze profetas.
Identificar igrejas de Minas Gerais que possuem suas obras.
A partir das pesquisas, os alunos farão um relatório sobre o trabalho do artista e das suas obras.
A partir da observação das esculturas, os alunos fazem uma observação de forma individual, e descreverão de forma oral, em sala de aula, detalhes observados da obra.
Para a elaboração das atividades acima, podem ser acessados os seguintes sites:
www.historiadaarte.com.br/aleijadinho.html
http://educação.uol.com.br/bibliografias/ult1789u170.jhtm
http://www.sampa.art.br/bibliografias/aleijadinho/
http://www.youtube.com/watch?v=vvocuvzrd5a
AVALIAÇÃO:
Será avaliado o resultado das pesquisas, a coerência com o tema, de forma individual e em grupo.
A socialização da turma.
Será avaliado também a exposição da análise da obra feita de forma individual, para o grupo.
CONCLUSÃO:
O artista desenvolveu através de suas obras, um trabalho que o destacou como um verdadeiro mestre da Arte barroca, no Brasil. Merece destaque a sua coleção de obras, o estilo usado, e a sua condição de vida para a realização dos seus trabalhos.
sábado, 5 de novembro de 2011
domingo, 30 de outubro de 2011
A ARTE
" O ARTISTA É AQUELA PESSOA QUE SENTE QUE DENTRO DA MATÉRIA BRUTA HÁ UMA BELEZA QUE A TRANSCENDE"
RUBEM ALVES.
RUBEM ALVES.
sábado, 29 de outubro de 2011
A CASA DA FLOR
| 21/10/2011 22:28 - publicado por melyargenton [ Alterar ] [ Excluir ] Parte 2 A idéia de reciclar materiais foi adotada por este humilde brasileiro, que a partir da sua habilidade artística, construiu seu reino particular, dando sentido e significado ao seu trabalho. Outras verdadeiras obras foram criadas juntando pedaços de materiais que aos poucos foram transformando o seu lar e a sua vida. A capacidade criativa merece ser destacada, por ser ele uma pessoa sem maiores conhecimentos culturais. - Retirei este artigo do mesmo site mencionado na primeira postagem. Veja mais uma obra deste artista: ![]() [ 3 comentários aprovados] |
| 20/10/2011 21:31 - publicado por melyargenton [ Alterar ] [ Excluir ] MULTIPLAS MENSAGENS Multiplas mensagens é o que podemos definir para falar da obra " A CASA DAS FLORES" criada por Gabriel Joaquim dos Santos, um humilde trabalhador anafabeto que construiu uma verdadeira obra arquitetonica, usando como matéria prima restos encontrados em lixos domésticos e refugos de construções. Aprecie a criatividade desenvolvida que está expressa nas obras abaixo por ele construidas: Extraida do site http://www.acasadaflor.org.br/acesso em 20/10/2011. [ 1 comentário aprovado] |
| 20/10/2011 20:36 - publicado por melyargenton [ Alterar ] [ Excluir ] primeira postagem |
Assinar:
Postagens (Atom)




Extraida do site