sábado, 5 de novembro de 2011

UM GRANDE MESTRE DA ARTE

                                        WEBQUEST: MARIA ELY ARGENTON


                                        "A arte não é ciência, não há ciência do belo, mas para a arte em  sua
                                         inteira perfeição requer muita ciência..."
                                                                                                     Immanuel kant



INTRODUÇÃO:Falar da vida e das obras de Aleijadinho, sendo ele,   um grande artista brasileiro que marcou a história da arte no Brasil, com suas esculturas em estilo barroco,   desenvolveu, com sua habilidade de artista que era, uma série de obras  com temas biblicos, e que se comprova quando se fala nas esculturas dos profatas, dentre outros,  por ele esculpidos, e que ainda hoje são motivos de admiração de todos os brasileiros que conhecem o seu trabalho.

PÚBLICO ALVO:1º Ano do Ensino Médio:


TEMA:

Vida e Obra de Aleijadinho




TEMPO DE DURAÇÃO:
Três semanas, sendo dois períodos semanais.

RECURSOS:Computador
Internet
Material impresso

TAREFAS:Os alunos devem pesquisar e identificar os materiais que foram utilizados para as esculturas dos doze profetas.

Identificar igrejas de Minas Gerais que possuem suas obras.

A partir das pesquisas, os alunos farão um relatório sobre o trabalho do artista e das suas obras.

A partir da observação das esculturas, os alunos fazem uma observação de forma individual, e descreverão de forma oral, em sala de aula, detalhes observados da obra.


Para a elaboração das atividades acima, podem ser acessados os seguintes sites:

www.historiadaarte.com.br/aleijadinho.html
http://educação.uol.com.br/bibliografias/ult1789u170.jhtm
http://www.sampa.art.br/bibliografias/aleijadinho/
http://www.youtube.com/watch?v=vvocuvzrd5a




AVALIAÇÃO:

Será avaliado o resultado das pesquisas, a coerência com o tema, de forma individual e em grupo.
A socialização da turma.
Será avaliado também a exposição da análise da obra feita de forma individual, para o grupo.


CONCLUSÃO: 

O artista desenvolveu através de suas obras, um trabalho que o destacou como um verdadeiro mestre da Arte barroca, no Brasil. Merece destaque a sua coleção de obras, o estilo usado, e a sua condição de vida para a realização dos seus trabalhos.

domingo, 30 de outubro de 2011

A ARTE

" O ARTISTA É AQUELA PESSOA QUE SENTE QUE DENTRO DA MATÉRIA BRUTA HÁ UMA BELEZA QUE A TRANSCENDE"
                       RUBEM ALVES.

sábado, 29 de outubro de 2011

MENSAGEM

"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
Leonardo da Vinci

Tarsila do Amaral

Conhecendo um pouco o belissimo trabalho da artista. 

Trabalhos dos alunos

A CASA DA FLOR

21/10/2011 22:28 - publicado por melyargenton  [ Alterar ]   [ Excluir ]  

Parte 2

A idéia de reciclar materiais foi adotada por este humilde brasileiro, que a partir da sua habilidade artística, construiu seu reino particular, dando sentido e significado ao seu trabalho.
Outras verdadeiras obras foram criadas juntando pedaços de materiais que aos poucos foram transformando o seu lar e a sua vida. A capacidade criativa merece ser destacada, por ser ele uma pessoa sem maiores conhecimentos culturais.   - Retirei este artigo do mesmo site mencionado na primeira postagem. Veja mais uma obra deste artista:
  [ 3 comentários aprovados]

  20/10/2011 21:31 - publicado por melyargenton  [ Alterar ]   [ Excluir ]  

MULTIPLAS MENSAGENS

Multiplas mensagens é o que podemos definir para falar da obra " A  CASA DAS FLORES" criada por Gabriel Joaquim dos Santos, um humilde trabalhador anafabeto que construiu uma verdadeira obra arquitetonica, usando como matéria prima restos  encontrados em lixos domésticos e refugos de construções.
Aprecie a criatividade desenvolvida que está expressa nas obras abaixo por ele construidas:Extraida do site http://www.acasadaflor.org.br/
acesso em 20/10/2011.
  [ 1 comentário aprovado]

  20/10/2011 20:36 - publicado por melyargenton  [ Alterar ]   [ Excluir ]  

primeira postagem

Catedral de Cristal